Comissão da ALMG presidida por Paulo Lamac tem compromisso na Zona da Mata em Abril 664t3j

114c2m

Comissão da ALMG presidida por Paulo Lamac tem compromisso na Zona da Mata em Abril

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida pelo deputado Paulo Lamac (Rede), tem agenda cheia e rica em contribuições para o estado neste primeiro semestre. Além dos encontros regionais do Fórum Estadual da Educação, que têm por objetivo debater, com ampla participação popular, o Plano Estadual de Educação - ao todo, 13 cidades terão sido sedes das discussões, até junho –, está prevista uma série de audiências públicas, em BH e também no interior, para discutir temas ligados ao segmento educacional.
A região da Zona da Mata receberá dois eventos importantes já neste mês. Em 14 de abril, o Fórum Técnico da Educação terá sua sétima edição em Ubá, depois de ar, desde o final de fevereiro, por Coronel Fabriciano, Sete Lagoas, Montes Claros, Varginha, Araxá e Paracatu. As inscrições para o evento devem ser abertas na próxima semana. A intenção, segundo o deputado Paulo Lamac, é dar seguimento aos debates e à coleta de sugestões de representantes de entidades ligadas à educação, no município e região, às 20 metas do Plano Estadual de Educação.
"Estamos promovendo a construção conjunta com a sociedade mineira do plano que irá traçar estratégias e metas para a educação no estado nos próximos dez anos. Para isso, queremos eliminar aquele 'discurso vazio' e conceitual, da simples defesa da educação como algo importante, e partir para ações concretas que comprovem o que todos pensamos”, diz o parlamentar.
Entre as diretrizes estabelecidas pelo Plano Estadual de Educação estão a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade da educação; a formação para o trabalho e para a cidadania; a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; a aplicação de recursos públicos que assegurem atendimento às necessidades de expansão, com padrões de qualidade e equidade; a valorização dos profissionais da educação; e a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Viçosa
Em 15 de abril, dia seguinte ao Fórum Regional da Educação realizado em Ubá, está prevista, pela Comissão de Educação da ALMG, audiência pública em Viçosa. O encontro, baseado no requerimento 5.346 da Comissão, deve debater a instalação da Superintendência de Educação no município. Caso a agenda se confirme, serão convidados representantes da Secretaria de Estado da Educação, autoridades locais e especialistas para discutir a viabilidade de atendimento a uma antiga reivindicação da comunidade de Viçosa.
Além desses eventos, constam da programação da comissão presidida por Lamac, para abril, na capital, audiências públicas de interesse para todo o estado, como a que irá debater a padronização das carteira estudantis, no dia 7, e a que pretende discutir os desafios da diversidade no ambiente escolar, no dia 13. Nos próximos meses, também há previsão de debates públicos com convidados sobre assuntos variados como a cultura indígena, a educação infantil e o ensino médio em Minas Gerais e a adoção da Base Nacional Curricular Comum pelas escolas do estado, entre outros.