Vereadores aprovam PL que torna expressão “vira-lata caramelo” manifestação cultural imaterial 1h4e64
De autoria da vereadora Marly Coelho (PRD), a lei segue para a sanção do prefeito e visa destacar o valor simbólico do animal para a cidade. 3t1dh

Na reunião realizada na última segunda-feira, 19, na Câmara de Viçosa, foi aprovado o projeto de lei (PL) nº 29/2025, que transforma a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do município. De autoria da vereadora Marly Coelho (PRD), o PL segue para a sanção do prefeito Ângelo Chequer (União) e visa destacar o valor simbólico do animal para a cidade viçosense.
Marly justifica a medida dizendo que a expressão representa valores como solidariedade, resiliência e adaptação. Com base na Lei nº 8.313/1991, que criou Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), voltado à preservação e valorização de bens e produtos culturais, ela ressalta que o conceito de bens culturais imateriais engloba símbolos e práticas essenciais para a construção da identidade local, como é o caso do popular “cachorro caramelo”.
“O vira-lata caramelo simboliza a convivência urbana e reflete a identidade social de Viçosa. Ele é uma manifestação cultural imaterial, inserida no cotidiano e nas interações sociais da cidade”, argumenta.
O projeto foi aprovado com votos favoráveis de 10 vereadores; apenas Wallace Francis votou contra. Vanja, Sérgio e Omar não estavam presentes.
Comentários (0) 61a52
Comentários do Facebook x201r