Alunos da Apae têm o esporte como veículo de inclusão 5o672m
114c2m

A Prefeitura de Viçosa, através do Departamento de Esportes, desenvolve há quatro anos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) o Projeto Vencer, oferecendo atividades extras para o estímulo do desenvolvimento com qualidade de vida das crianças.
O projeto atende cerca de 30 alunos assistidos pela Apae e, de acordo com a coordenadora Pedagógica Maria da Conceição Soares, para as crianças que sofrem com paralisia cerebral ou que tenham outros comprometimentos, com idade entre 9 a 10 anos, são oferecidas atividades recreativas. Já às crianças com idade entre 11 e 13 anos, com paralisia cerebral e autismo, são oferecidas aulas de basquete, além de brincadeiras e atividades sonoras.
Segundo a estagiária Débora Germano, há um ano no projeto, progressos na vida das crianças atendidas já podem ser percebidos. "Quando comecei, percebia a dificuldade delas em se movimentarem, mas gradualmente, por meio do esporte, já se percebe avanços como, por exemplo, estímulo de movimento. Antes elas sentiam muitas dificuldades, e agora já conseguem movimentar a bola", afirmou a estagiária.
Thiago Aparecido Bernadete, de apenas 13 anos, é o principal exemplo de bons resultados de avanço no desenvolvimento. Sua avó Maria conta que observa muitas melhorias no neto desde que começou a participar do Projeto Vencer. “Para mim é uma grande satisfação ver o Thiago superar obstáculos, antigamente ele se arrastava pelo chão e atualmente ele anda, sobe escadas, movimenta bastante, graças ao Projeto Vencer. Sei que ele vai melhorar cada dia mais com as atividades oferecidas aqui, o que é muito importante para as famílias”, opinou Dona Maria.
As crianças atendidas pela Apae interessadas em participar do projeto podem se inscrever na própria escola.
Comentários (0) 61a52
Comentários do Facebook x201r