Posto do Hemominas em Viçosa faz as primeiras coletas e2g3q

Primeiro dia de funcionamento registrou 40 doações, que são realizadas após agendamento 3w5r18

Posto do Hemominas em Viçosa faz as primeiras coletas

O Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemominas em Viçosa entrou em funcionamento na manhã de ontem, 15, com as primeiras coletas de sangue. O horário de funcionamento é das 7h às 12h. O posto está instalado na sede do Cismiv (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), R. José dos Santos, 120, entre o Tribunal de Justiça (Fórum) e o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no antigo Colégio de Viçosa (Prefeitura).

Para doar, é necessário agendar antes, o que pode ser feito presencialmente ou pelo telefone (31) 3874 8843. Municípios vizinhos que queiram agendar caravanas (grupos de pessoas) para doação, podem agendar pelo E-mail: [email protected].

A coordenadora do Pace Viçosa, Thereza Cristina de Freitas, disse que 70 pessoas já fizeram o agendamento que teve início no dia 6 e, dessas, 40 realizariam o procedimento ainda ontem. A princípio, as coletas vão acontecer a cada 15 dias e a ideia é atender 40 doadores em cada dia de coleta. A próxima será no dia 1 de março e, para este dia, já não há vagas. Mas os agendamentos já estão sendo feitos para o dia 15 de março. 

Iniciado o processo de doações, ela acredita que muito mais pessoas se disponibilizarão nos próximos dias. Para a coleta, o voluntário apresenta um documento pessoal com fotografia, realiza seu cadastro no local, a por uma triagem clínica e por uma triagem hematológica (onde se confere o peso e o nível de hemoglobina), faz um lanche rápido e segue para a sala de coleta, onde faz o procedimento que dura cerca de 12 minutos. Após, a por uma sala de repouso e faz outro lanche mais reforçado. Se o doador sentir algum desconforto durante ou depois da coleta (e se necessário) ele é atendido por um médico que permanecesse no local durante o expediente.

Outra informação da coordenadora foi a de que o sangue coletado não será estocado em Viçosa. Após o final da coleta, os tubos com amostras (preparados no próprio Pace) são enviados para análise em Belo Horizonte e as bolsas para o Hemominas de Ponte Nova, todos devidamente identificados e acondicionados em embalagens especiais. Thereza afiançou que todo o processo até a disponibilidade do sangue a pacientes, dura aproximadamente 24 horas.