Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Viçosa retoma trabalhos 4u1s22

O encontro abordou diversos assuntos, como uma possível conferência municipal pela igualdade racial e uma semana da consciência negra e audiência pública. 2h1uc

Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Viçosa retoma trabalhos
Divulgação/PMV

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) retomou os seus trabalhos em 2025 com a primeira reunião do ano realizada na última sexta-feira, 9, na sala de reuniões da Secretaria de Cultura, Turismo, Evento e Juventude (Secult).

Inicialmente, o secretário de Cultura, Sérgio Vitarelli, ressaltou que a Secretaria está inteiramente aberta ao diálogo, disposta a ouvir e compreender as demandas, buscando a representação em cada uma das categorias. 

A reunião, em um primeiro momento, foi iniciada pela vice-presidente do COMPIR, Helenice Maria Gomes, que deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância do momento, por se tratar da primeira reunião do Conselho na nova gestão. 

Falou também da responsabilidade dos conselheiros em representar os diversos povos e comunidades: negros, quilombolas, indígenas, ciganos, entre outros e, ainda, a importância da parceria entre as Secretarias, o Conselho e a Prefeitura para o avanço nas políticas de fomento à cultura e de promoção da igualdade racial.

O encontro abordou diversos assuntos, como o alinhamento da situação do conselho, a criação e aprovação de um Estatuto e de um Regimento Interno do Conselho, dissertou sobre uma conferência municipal pela igualdade racial e realizou uma avaliação para a semana da consciência negra e audiência pública.

Finalizando, foi aprovada a comissão responsável pela elaboração da nova proposta de estatuto, composta por Marcelo Augusto, Afonso e Luís Fernando. Ficou estabelecido que a entrega da proposta final do documento ocorrerá durante a próxima Conferência Municipal da Igualdade Racial, no dia 13 de junho de 2025.